Para quem gosta de História, a professora Fátima Santos sugere
Mais duas sugestões da professora Maria Miguel
Confesso que quando comecei a ler não fiquei muito
entusiasmada. Parecia a típica história de duas mulheres na casa dos trinta,
com duas vidinhas domésticas fastidiosas e ocupações ainda mais fastidiosas:
uma acabou de se separar do marido e tem uma loja de decoração e a outra é uma
dona de casa que trata da
Uma sugestão da professora Maria Miguel
O Oráculo do Velho Mandarim
Mafalda
Moutinho traz-nos mais uma aventura, cheia de curiosidades da História.
Sinopse: “André visita o novo Museu do Oriente, em
Lisboa, mas o que inicialmente parece uma simples visita de estudo, depressa se
transforma numa aventura de perseguição e suspense. Um estranho indivíduo
vestido de mandarim e usando a máscara de Cai Shen, o deus da riqueza chinês,
aparece-lhe em sonhos durante a noite e mais tarde deixa-lhe um misterioso e
antiquíssimo livro, capaz de responder às perguntas que lhe fazem: o famoso
oráculo I Ching. Aproveitando um destacamento do embaixador Torres, Os Primos e o chinês Ma Lin partem para
a China durante o Novo Ano Chinês a fim de desvendarem mais um estranho caso em
Pequim, Hong Kong e Macau. Ali visitam a Grande Muralha da China, os túmulos
dos imperadores Ming, templos e lojas de antiguidades chinesas. O talismã e as
restantes pistas encontradas levam-nos a perceber que a coincidência tem uma
importância extrema na cultura chinesa, mas o que terão em comum Eça de Queirós, Fernão Mendes Pinto e Camões, três
dos mais importantes escritores portugueses? O Mandarim, a Peregrinação e um
misterioso soneto escrito numa gruta vão ajudar a esclarecer tudo…”
Segredos para um Final Feliz, de Lucy Dillon
Confesso que quando comecei a ler não fiquei muito entusiasmada.
Parecia a típica história de duas mulheres na casa dos trinta, com duas
vidinhas domésticas fastidiosas e ocupações ainda mais fastidiosas: uma acabou
de se separar do marido e tem uma loja de decoração e a outra é uma dona de
casa que trata da casa, do marido, das três filhas do marido e do cão.
Passadas muito poucas páginas, mudei de ideias. A história
dessas duas mulheres torna-se bastante interessante à medida que vamos
descobrindo os seus segredos e à medida que os seus relacionamentos de amizade
e de amor com outras personagens se vão tornando mais intensos.
Claro que há dois elementos na história que a mim me dizem
muito, e a elas também: cães e livros. Uma delas, em particular, é doida por
livros e por cães. Ora, como eu também sou, foi fácil simpatizar com a Michelle
e com a Anna…
Gostamos imediatamente das duas e queremos muito que elas sejam
felizes!
E no fim, claro, têm o seu final feliz.
Mª Miguel
28-02-2016
O
Comboio dos Órfãos, de Christina Baker Kline
É um romance inspirado em factos verídicos e que nos deixa,
talvez por isso mesmo, absolutamente enternecidos e emocionados. A história tem
lugar em dois tempos diferentes: ora estamos na primeira década do século XXI,
ora estamos no ano de 1929. E é em 1929, em Nova Iorque, que a história da
principal personagem se centra. Nessa altura os órfãos que habitavam nas ruas
das grandes cidades americanas eram colocados em comboios que os transportava
pelo interior da América. Aí eram exibidos como animais e entregues como
autênticas mercadorias a casais que não procuravam senão mão-de-obra barata.
Crianças desprovidas de amor e de carinho, desprovidas de uma infância.
Acompanhamos a história de uma dessas crianças que, 80 anos
depois e já na sua velhice, ajuda outra adolescente com as suas perturbações e
problemas.
O livro é muito bonito e marca a história de uma década na
grande América. E o curioso é que poderia muto bem retratar outras histórias de
tempos e locais bem atuais. Já não em países ocidentais e ditos civilizados,
que isso seria uma vergonha, mas em países onde decorrem grandes conflitos e
onde o respeito pela vida humana, incluindo a das crianças, não faz qualquer
sentido.
Mª Miguel
28-02-2016
Sobre Segredos para um Final Feliz, de Lucy Dillon.
Uma sugestão da professora Maria Miguel
Sem dúvida, um dos livros mais marcantes e bonitos que li
nos últimos tempos.
O livro prende e surpreende logo na primeira página, quando
percebemos quem é o narrador da história. O narrador é a Morte, ela própria,
tal como a imaginamos nos nossos piores pesadelos, escura e fria e com uma
foice na mão.
A ação tem lugar na Alemanha durante a segunda guerra
mundial e centra-se na história de uma menina de 9 anos, Lisel. É Lisel a
menina que roubava livros. Rouba, inicialmente, porque não sabe ler e quer
muito aprender. E rouba porque acha que um livro deve ser o maior tesouro que
uma pessoa pode ter.
Ao longo da história vamos assistindo a uma Morte muito
ocupada em recolher almas, vítimas da guerra, e ao mesmo tempo enternecida com
a vida da pequena Lisel. Como leitora, cheguei a temer pela vida de Lisel,
antevendo uma cena em que a terrível Morte não a poupava e a ceifava. Esta
situação de sobressalto acompanha-nos ao longo de todo o livro. É fascinante
ver a menina a interagir com as outras personagens, especialmente com o pai
adotivo e com um jovem judeu que a família esconde dos nazis, como também é
fascinante ver a alegria da menina quando aprende a juntar letras e palavras e
consegue, finalmente, ler.
Chegamos ao fim do livro e ficamos com uma sensação de
alívio porque Lisel conseguiu sobreviver às artimanhas da Morte, mas ficamos
tristes porque já não existem mais páginas para ler.
Para mim, encaixa-se nesta categoria de livros: dos que nos
deixam tristes quando chegamos à última página.
Trata-se de uma história hilariante de um homem de meia-idade
que está a atravessar uma terrível crise existencial. E, como em todas as
crises, os altos e baixos são constantes. Maxwell Sim é um homem que não tem
amigos com quem falar no seu dia-a-dia, mas no Facebook não tem esse problema
uma vez que conta com 74 amigos! As suas relações com o sexo feminino deixam
muito a desejar. Está divorciado e não consegue ter uma relação normal (quanto
mais romântica) com nenhuma mulher. Mas apaixona-se, literalmente, pela voz
feminina do GPS do seu carro: Emma. Emma, a
GPS, torna-se subitamente na sua melhor amiga, na sua amante, na sua fiel
companheira.
Maxwell é, de facto, um homem carente e desejoso de afeto e de
intimidade com alguém, ou alguma coisa. Retrata muita gente que na sociedade
moderna sofre do mesmo mal: solidão e absoluta necessidade de estar com, de
comunicar, de partilhar e de pertencer.
Parábola perfeita de quando nos sentimos, nas palavras da
personagem, «uma não-pessoa, a raiz quadrada de menos um».
Gostei muito de ler este romance e identifiquei-me algumas vezes
com este senhor Sim…
15 de fevereiro de 2015
Maria Miguel Pavão Marques
As vinhas da Ira, de John Steinbeck
Uma sugestão da professora Sara Santos, para quem gosta de História
O comboio dos órfãos, Christina Baker Kline
Mais uma sugestão dos professores de Espanhol
A sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafón
Mais uma sugestão dos professores de Espanhol
Crónica de uma Morte Anunciada, de Gabriel García Márquez
A Patrícia do 10º ano sugere-te
A vida contada de A.J.Firky de Gabrielle Zevin
"Para começar a leitura deste livro é uma coisa
muito interessante, pois irão aperceber-se que, ao ler este livro, seremos umas
pessoas melhores pois a moral deste livro é principalmente que por mais que a
vida nos derrube há sempre alguém que nos levanta. Por isso mesmo eu recomendo
este livro a todas as pessoas porque não é daqueles livros nos quais uma pessoa
se aborrece logo no início, porque ele vai sempre se tornando mais
interessante, é tipo daqueles livro que às vezes lemos e que não conseguimos parar,
para mim, este livro foi uma grande lição de vida e espero que também seja para
vocês.... Espero que desfrutem da leitura deste livro tanto quanto eu gostei...Pois
irão perceber por fim o que eu vos quero dizer"
Patrícia
Silveira 10ºf
Tomás Oliveira do 8º ano propõe
Os Cinco de Enid Blyton
Esta colecção foi escrita por Enid Blyton e é constituída por 21 livros a começar com "Os Cinco na Ilha do Tesouro".
Para quem gosta de aventura esta é a colecção ideal para leres, porque estas são as histórias de quatro primos, Zé, Júlio, Ana, David e Tim, o cão de Zé, que ,muitas vezes , é que desvenda os mistérios em que estes cinco se envolvem.
Já li 17 dos 21 livros desta colecção e até agora foram os livros que mais atraíram para a leitura.
E tu, será que vais gostar?
A Pérola de John Steinbeck
Ao ler este livro fiquei a saber sobre como a ganância pode aruinar a vida às pessoas, porque o filho de Kino, a personagem principal, morreu devido a isso.
Também aprecio John Steinbeck porque ele joga muito com os adjetivos e tem muita criatividade
" Quando a minha mãe me falou do Lua de Joana, pensei que não iria apreciar este livro por causa das drogas que eram referidas neste livro.
Mas quando comecei a ler mudei logo de ideias sobre este livro que me tocou muito a nível de humanidade, porque me mostrou como a droga pode arruinar a vida a uma pessoa normal. "
Tomás Oliveira leu Mar me Quer de Mia Couto
"Adorei ler o Mar me quer porque o seu autor Mia Couto escreve de uma forma muito própria e engraçada que me fez ler este livro com muito mais entusiasmo.
Recomendo as pessoas a ler este livro para que aprofundem um bocadinho de cultura."
A Boda Mexicana
Edição em Português
Título Original: La Boda Mexicana
"No dia do seu
casamento, na sua terra natal, Esperanza Villanueva recorda a história da sua
família. Junto com a mãe, e contemplando uma série de fotografias antigas, a
jovem relembra os seus parentes mais emblemáticos, sobretudo as mulheres que
marcaram a sua vida: a avó temperamental que morreu ainda jovem, deixando para
trás um homem desesperado; a mãe, uma mulher resignada que não consegue travar
a cólera do marido; e as três filhas do casal, que formam a nova geração e que,
ao conseguir reafirmar a sua personalidade e independência apesar das
circunstâncias, deixam uma porta aberta à esperança.
Com um estilo realista e uma emotividade contida, Sandra Sabanero transporta-nos do passado ao presente e do México rural ao urbano, para nos oferecer uma obra repleta de profundo humanismo conformada por sugestivas vozes femininas, cuja ânsia de superação perante situações adversas fazem deste romance um relato cheio de força e vitalidade."
Com um estilo realista e uma emotividade contida, Sandra Sabanero transporta-nos do passado ao presente e do México rural ao urbano, para nos oferecer uma obra repleta de profundo humanismo conformada por sugestivas vozes femininas, cuja ânsia de superação perante situações adversas fazem deste romance um relato cheio de força e vitalidade."
proposto pela professora Marisa Silva.
O Livro das Lendas (Selma Lagerlof)
Quando eu era pequena, Selma Lagerlof era sobretudo conhecida por ser a autora de A Maravilhosa Viagem de Nils Holgersson através da Suécia (um livro que podes requisitar na tua biblioteca) e foi talvez a memória das tardes bem passadas na companhia do seu extravagante herói que me fez pegar neste livro de contos.
A sua voz continua igual e este é um livro que nos apetece ler enroscados numa manta ou ao pé da lareira enquanto bebemos uma chávena de chá, para nos livrarmos do frio que transparece mal pensamos na invernosa Suécia.
Para os que têm saudades de histórias com reis e camponeses, tesouros homens que sonham conseguir voar, para quem se lembra da voz dos avós e dos pais que lhes contavam histórias antes de irem dormir ou, simplesmente, para os que passam a vida a perguntar-nos se temos um livro pequenino ou fácil de ler esta é uma boa proposta.
Boas leituras !
Catarina Azevedo
A Culpa é das Estrelas (John Green)
O
livro de que eu vou falar é o A Culpa é das Estrelas, li este livro
porque uma das minhas amigas adorou e porque a minha prima teve cancro (a minha
amiga fica zangada porque diz que este livro não é sobre o cancro, mas o livro
também fala disso). Também vi o filme e gosto
muito do John Green, já li também o Teorema de Katherine. Acho este livro
bonito porque nos faz chorar e pensar e isso é muito importante.
Maria
Se eu ficar (Gayle Forman)
Estive
a ler o Se eu Ficar que é uma história linda sobre o poder do amor e o
que podemos fazer quando realmente amamos alguém. Tinha visto o filme e gostei, mas acho que o
livro conta coisas que o livro não mostra. Penso que se eu fosse a Mia não
sabia o que havia de fazer porque deve ser horrível perdermos a nossa família
mas também acredito que há sempre uma esperança e que devemos lutar pelas
coisas boas da vida. Recomendo este livro
a quem gosta de histórias que dão esperança.
Ana
A Chave de Salomão (José Rodrigues dos Santos)Este texto revela alguns detalhes sobre o enredo!
Quando
a minha mãe me mostrou este livro do famoso jornalista português José Rodrigues
dos Santos, eu torci o nariz e pensei que seria uma seca. Mas comecei a lê-lo.
E descobri que me tinha enganado.
O autor
começa o livro de forma misteriosa, com um alto responsável da CIA a ser
encontrado morto no CERN. Depois, a história converge para o herói omnipresente
dos livros do autor: Tomás Noronha.
Este,
que acabara de chegar a Portugal vindo da Suíça, desloca-se a Coimbra, pois a
mãe sofrera um ataque cardíaco. Lá, é abordado por um agente da CIA, que fora
encarregado de o assassinar. Esse agente responsabiliza-o pela morte do
responsável da agência, e, face à perspetiva de ser transportado para sede da CIA
e sujeito a um interrogatório, Tomás decide fugir. Acaba por conseguir
escapar-se com uma amiga e fogem para Lisboa.
Os dois
começam a deslindar o mistério por detrás daquele (aparente) assassínio e
decidem visitar os Estados Unidos, para conseguirem provar a inocência de Tomás
Noronha.
Lá, são
perseguidos pela CIA, mas Noronha acaba por conseguir descobrir o que provocara
a misteriosa morte e encontra a Teoria de Tudo que o morto lhe deixara.
Cruzando
uma narrativa emocionante com Física Quântica, José Rodrigues dos Santos emerge
totalmente o leitor na história. Este, no final, para além de ter lido um livro
fantástico, aprendeu muito acerca da Teoria Quântica.
*******************************************************************************************************
A história de Ismael que atravessou o mar
A história de Ismael que atravessou o mar
Ando a ler esta história mas é um
bocadinho triste. O meu pai é que me falou das pessoas que atravessam o mar,
desesperadas, muitas morrem. Ainda não cheguei ao fim, mas estou a gostar.
Cristina
******************************************************************************************************
Antes
deixem-me explicar que adoro ler desde criança, leio sempre que posso e, quando
o faço, viajo, sou outra pessoa, esqueço. Há quem beba ou fume, eu leio … todos
os dias.
Neste
momento estou a ler A leste do Sol de Julia Gregson e Livro de José Luís
Peixoto.
A
leste do Sol é um daqueles livros agradáveis, sem grandes surpresas mas que
esquecemos facilmente. Não é um mau livro, faz lembrar um pouco os livros de
Nicholas Sparks, se bem que seja menos melodramático. Serve para distrair.
Livro está a ser uma revelação, este tenho de ler com atenção para não deixar
fugir as palavras, e tenho de fazer um esforço para não saltar para o fim em
vez de esperar que seja o autor a revelar-me página a página o que vai suceder.
Patricia Serra
Martin Eden de Jack London
Este é um livro um bocadinho especial e que parece quase descrever a vida do autor. Nele descobrimos que o amor é capaz de nos transformar e de nos fazer querer mudar. O que mais gostei foi que Martin nunca desiste de se afirmar, recusa as regras da sociedade e as certezas dos ricos e tem a certeza que é capaz de ser como eles, que tudo se pode aprender.
Marinheiro, Martin está habituado a um trabalho duro e
a uma vida de aventuras, mas, pelo amor de Ruth, decide deixar o que conhece e
de se instruir para a conquistar. Na realidade, descobre que as pessoas que
quis imitar na realidade sabem muito pouco e que não tem nada para lhes dizer.
Desiludido, Martin acaba por enfrentar a morte.
Não é um livro com um final feliz
mas mostra como podemos mudar o que somos desde que sejamos capazes de lutar pelos
nossos sonhos.
C.M
Sem comentários:
Enviar um comentário